exame

X

Exames online

Através do sistema de exames online você pode acessar os seus exames em tempo real.

Telefone (47) 99273-0789 - Telefone (47) 3395-0477

ÍNDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA

Sandrini

03/12/2018 - O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O aumento observado nas taxas de incidência no território pode ser justificado, em partes, pela evolução dos métodos diagnósticos, pelo aumento na expectativa de vida e pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país.

 A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) tem sido utilizada como a principal ferramenta para indicação de biópsia prostática, o único método capaz de diagnosticar em definitivo o câncer no órgão. No entanto, este achado possui limitações, já que a secreção desta enzima pela próstata se dá tanto por células malignas quanto benignas.

 O teste phi: assertividade no rastreamento

O Índice de Saúde da Próstata, também conhecido como teste phi, é um método inovador que consiste em um índice multivariado obtido a partir de algoritmo matemático para avaliação de risco de tumor prostático. O cálculo utiliza os valores combinados de três dosagens: PSA total, PSA livre e p2PSA.

A partir do índice phi é possível obter uma probabilidade de câncer de próstata utilizando-se apenas uma amostra de soro, que resulta em diminuição de biópsias desnecessárias.

 O p2PSA e o diferencial do teste

O analito p2PSA, ou [-2]pró-PSA, pertence a um grupo de precursores inativos do antígeno prostático conhecidos como pró-PSA. Estes precursores são encontrados em concentrações mais elevadas em tumores de próstata do que em tecidos benignos, o que garante alta especificidade no rastreamento da doença. O p2PSA é a principal isoforma encontrada em extratos tumorais e, por isso, é considerado o marcador sérico mais específico para o câncer já descoberto até o momento. Com as dosagens do PSA, PSA Livre e p2psa por quimioluminêscencia o paciente podrá conhecer o seu índice de saúde da próstata (phi).

Quem pode fazer o teste?

O uso do PHI está indicado, sobretudo, para indivíduos com o seguinte per­fil:

  • 50 anos ou mais;
  • PSA total entre 2,0 e 10,0 ng/mL;
  • Sem achados suspeitos no exame direto da próstata (toque retal).

 

 Benefícios do teste

  • 3x mais especí­co que PSA isolado¹;
  • Resultados personalizados através de risco individual;
  • Procedimento não-invasivo;
  • Redução do número de biópsias negativas.

 

 

Para mais informações, entre em contato com o Laboratório Sandrini.

ENTRE EM CONTATO: (47) 3395-0477 ou (47)3387-0979

http://www.laboratoriosandrini.com.br/

Fonte: https://www3.hermespardini.com.br/repositorio/media/site/laboratorios_conveniados/material_promocional/indice_de_saude_da_prostata.pdf

Sandrini
Sandrini